Como Funciona

Vídeo tutorial:

O que é:

O Big Twitt Brasil é um reallity via web inspirado no Big Brother Brasil, porém com nomenclaturas e regulamento próprios. Consiste, basicamente, em uma disputa entre usuários do twitter, que interagem juntos, via twitter, facebook e whatsapp, sendo realizadas dinâmicas semanais que definem liderança e eliminação de participantes, até restarem apenas os finalistas, definindo-se o vencedor, que ganha um prêmio em dinheiro acumulado numa “vaquinha” virtual e eventuais brindes extras.

banner02a
O BTB nasceu em 2009, e já contou com a colaboração do diretor geral do BBB, Boninho (alguns ex-BTB’s já participaram de entrevista para entrar no reality global), além de outras personalidades, como Marcelo Dourado, vencedor do BBB 10, e o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz.

Detalhando o funcionamento do jogo:

#btb6

Sobre liderança, imunidades e eliminação:

Nesta sexta edição, algumas mudanças significativas no funcionamento da competição foram instauradas. Principais mudanças: Fim da formação de estilingues, com três ou dois participantes indicados pelo líder e pela gaiola. Agora, teremos um eliminado por semana (ou mais) através do Estilingue, com votação direta dos engaiolados. Ou seja: O mais votado é eliminado da gaiola, direto. Outra mudança significativa é que resolvemos fazer o jogo num período de férias, do começo de janeiro até a metade de fevereiro, visando melhor desempenho dos participantes. Com isso, o jogo terá menos integrantes (divididos em dois grupos: Tucanos e Papagaios), e uma duração de apenas seis semanas. Por fim, teremos também nossa versão do Big Fone: O Pombo Correio. Quem “pegá-lo” primeiro, dando reply em um post específico no twitter, receberá sua mensagem secreta, tendo que cumpri-la no prazo definido. Essas mensagens podem mexer totalmente na harmonia do andamento do jogo, sendo cruciais muitas vezes. Pra fechar o pacote de novidades, teremos ainda o Capitão, na primeira fase do jogo. Ele não terá poderes, só responsabilidades de cuidar do grupo. Cada grupo terá um, que cuidará para que ninguém pegue Urubus, uma ferramenta de punição àqueles que não cumprem tarefas obrigatórias que volta ao jogo depois de duas temporadas ausente.

Antes de termos a eliminação da semana, que é o ápice, teremos definição de imunidades. A primeira e mais importante delas é a imunidade alcançada através do Pássaro Dourado. Quem pega o PD adquire o privilégio da imunidade (não pode ser votado para o estilingue), e deve definir algumas imunidades ao seu grupo naquela semana (mais detalhes abaixo, no tópico “A divisão do jogo em fases”). Durante um período inicial, aquele que ganhar essa prova imuniza quase todo o seu grupo, exceto um participante (isso sem contar com a interferência do Pombo Correio. Quem ganha o Pássaro Dourado torna-se líder da gaiola, mas sem o poder de indicar alguém direto a eliminação, já que essa eliminação será direta, com a soma dos votos de todos os engaiolados. Além disso, quem pegar o PD tem uma responsabilidade: Deverá definir o nome do eliminado em caso de empate na votação.

Além da imunidade adquirida por quem pegar o PD, teremos uma imunidade extra que será dada a quem enviar um desafio em vídeo dentro dos critérios pre-definidos. Esses desafios, conhecidos como Vídeo Mico, irão exigir do participante uma certa dose de cara de pau e criatividade. A participação nestes desafios será totalmente opcional, ninguém será obrigado a fazê-los. Os vídeos serão avaliados por um corpo de jurados, integrantes da produção, ou convidados especiais. Essa imunidade extra só acontecerá até a terceira semana do jogo.

Sobre o Urubu: Todos aqueles que deixarem de cumprir as tarefas obrigatórias, propostas pela administração do jogo, irão acumular urubus. Ficou decidido que aquele que acumular 5 urubus, durante toda a competição, será eliminado da gaiola. Além disso, o engaiolado que pegar 1 urubu punirá também todo o grupo, com 1 pena de urubu. Ao acumularem-se 3 penas, o grupo ganha 1 urubu, e terá que se reunir para decidir qual membro do grupo será sacrificado, sendo eliminado da gaiola, numa votação extra.

Ou seja:
1 urubu (participantes do grupo) = 1 pena (grupo)
3 urubus (participantes do grupo) = 1 urubu (grupo)

A divisão do jogo em duas fases:

FASE 1:

Na primeira fase, que corresponde às três primeiras semanas do jogo, todas as provas do PD serão feitas em grupo, ou seja, ao menos um representante do grupo deverá fazê-la, sem haver punição (urubu) para quem não fizer (desde que um representante de seu grupo faça).

Cada grupo deverá, já a princípio, eleger um capitão. Ele será o porta voz do grupo, e se responsabilizará por alertar os membros da equipe a fazer as coisas certas, para que o grupo não seja prejudicado.

Todo participante que deixar de fazer atividades obrigatórias, ganhará urubus, e prejudicará todo o grupo, já que todos do grupo acabarão acumulando um urubu também. Acumulando 4 urubus, o participante(s) será eliminado(s). O capitão do grupo terá função essencial nisto.

Nesta fase, o líder sempre vai imunizar parte de seu grupo, podendo haver alterações pontuais nessa dinâmica para tornar o jogo menos previsível.

Além das imunidades do líder e das imunidades a mais que o líder dará, teremos também a imunidade alcançada pelo Vídeo Mico. Um corpo de jurados irá avaliar o melhor vídeo.

Haverá também uma novidade: O Pombo Correio (uma alusão ao Big Fone do BBB). Ele poderá aparecer a qualquer momento, e o primeiro a “pegar” sua mensagem secreta, terá que cumpri-la.

As eliminações serão semanais.

FASE 2:

Não teremos mais capitão do grupo, nem mesmo divisão de participantes por grupos! É cada um por si. Porém, os urubus permanecem sendo um meio de punição para aqueles que não executarem tarefas obrigatórias.

Diferente da 1ª fase, a Prova do PD passa a ser obrigatória a todos, e quem não fizer, recebe urubu. O líder não imunizará ninguém, apenas ganha imunidade, e terá 2 pedras em seu estilingue, ou seja, um peso maior na hora da votação (traduzindo: Um voto do líder vale por dois).

O Vídeo Mico segue sendo opcional, não rendendo urubu a quem não o fizer. Uma novidade: Quem vence o Mico zera os possíveis urubus que possa ter, e caso não possua nenhum, terá o poder de eliminar 1 urubu de alguém que queira proteger, como bônus.

Importante: O engaiolado que acumular 3 urubus, é automaticamente eliminado da gaiola.

Permanece o Pombo Correio até certa altura do jogo.

Teremos mais de uma eliminação por semana, nas duas últimas semanas. E quando restarem só 3 participantes, teremos a grande final, onde os 8 eliminados voltam à gaiola para decidir o nome do vencedor, através de votação, podendo haver uma enquete para ajudar nessa decisão (a definir).

O que é obrigatório durante o jogo:

As obrigatoriedades no jogo são: 1. Ter uma conta no twitter para interagir com os demais participantes; 2. Se comprometer a enviar um vídeo por semana falando em quem vota para sair do jogo, justificando sua escolha; 3. Usar o twitter diariamente, ao menos uma vez, postando algo relacionado ao jogo (desabafos, opiniões sobre acontecimentos do jogo, ou participantes, etc), usando as hashtags exigidas pela administração; 4. Obedecer as orientações da administração sem questioná-las, evitando atritos desnecessários; 5. É absolutamente proibido o envio de qualquer imagem pornográfica ou de cunho explicitamente sexual no grupo do whatsapp, via facebook ou twitter. O engaiolado que fizer isso poderá receber urubus ou até mesmo ser eliminado sumariamente, dependendo do caso.

O não cumprimento das obrigatoriedades listadas acima pode acarretar na eliminação sumária do jogo, seguindo os critérios da produção.

***Não é preciso ficar online 24 horas para participar. Basta cumprir as tarefas exigidas dentro dos prazos.

O jogo estréia sua nova temporada no dia 04 de janeiro de 2016 e tem seu término previsto para 15 de fevereiro, com duração de 6 semanas.

estilingue_0
No nosso jogo, quem pega o Pássaro Dourado se torna líder, ganhando imunidade, e imunizando alguém. Inicia-se uma votação na gaiola e o mais votando dentre todos é “estilingado”, ou seja, eliminado da competição.

 

Equipe

equipe

O Big Twitt Brasil é uma ideia original de Aldo Jordão (@enxak) e Davi Antunes (@albergoni). A identidade visual é de Jean Carlos de Sousa (@jinblack). Hoje, o reality web conta ainda com a criação e supervisão geral de Enxak, mas toda a produção do jogo, para que ele funcione, está sendo feita pelo Anderson Lopes (@anddersonlopes), vencedor da 4ª edição do game, com o auxílio de Nicole Aires (@nickpink4), outra ex-participante. A apresentação dos vídeos de eliminação é feita por Eduardo Guerato (@bigato), vencedor da segunda edição do BTB.

@enxak – Criação, Produção e Supervisão Geral
@nickpink4 – Produção e Edição de Vídeos

@anddersonlopes – Produção 
@bigato – Apresentação

Contato: bigtwittbrasil@gmail.com

Anúncios

2 comentários sobre “Como Funciona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s